Pelé e Batman em uma conversa secreta no Beco do Batman
O Beco do Batman se tornou um importante ponto turístico em São Paulo, o qual atrai pessoas de todas as tribos e idades, curiosos para apreciar os desenhos de cores vivas nos muros das ruelas do beco.
O Beco do Batman fica escondido entre as vielas da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo que será assunto para um post no futuro, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque.
Grafite no Beco do Batman
Caminhar pelas vielas é uma aventura, é impossível não se surpreender a cada novo mural alcançado pelo olhar crítico dos visitantes.
O local também é um cenário ideal para fotos, provavelmente você irá se identificar com os grafites e fotografar o beco inteiro!
O Beco do Batman é referência para o grafite paulistano há mais de 30 anos, ao buscar na web a história do local, me surpreendi ao saber que há uma “lenda” que nos anos 80 um desenho do Batman apareceu da noite para o dia em uma das paredes do beco, o Batman grafitado passou a ser um ponto de referência e ganhou fama ao ser reinterpretado por outros artistas.
O beco, que atualmente tem vários “Batmans” e outros impressionantes grafites, tornou-se um dos mais democráticos espaços para a arte na cidade de São Paulo, e não perde em nada para os famosos grafites de outras cidades e países como os de São Francisco (EUA) por exemplo (mais um assunto para um post futuro!).
O lugar, que antigamente era abandonado e evitado pelos moradores, passou por uma imensa transformação, sendo atualmente um reduto artístico com bares, cafés e grafites que não se restringem a apenas ao beco, mas que estão por toda parte.
Grafites de artistas famosos como Alex Vallauri, Grupo Tupinãodá e Eduardo Kobra poderão ser encontrados no beco do Batman e nas suas proximidades.
Ao visitar o beco, não deixe de fotografar a escadaria do Patápio que fica bem próximo dalí, ela está na Rua Medeiros de Albuquerque, n° 250 e tem uma linda obra do Kobra ao lado.
Música no Beco do Batman
O mais interessante é que os grafites dos muros do Beco são renovados de tempos em tempos, portanto, sempre que tiver a oportunidade de visitar o lugar, você irá encontrar diferentes artes!
O beco fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, de Uber ou de carro é fácil encontrá-la, basta colocar “beco do Batman” que o GPS te levará até o local.
Usando metrô, a estação mais próxima é a Sumaré (Linha 2 – Verde), de lá são cerca de 15 minutos caminhando e apreciando arte de rua espalhada por todo o bairro.